Um estudo realizado em 2013 pelo psiquiatra Hilário Blasco, do Centro de Saúde Mental de Collado-Villalba, na Espanha, revelou os benefícios do xadrez no tratamento de crianças portadoras de TDAH (Déficit de Atenção com Hiperatividade Infantil). A pesquisa detectou melhora no desempenho escolar e no comportamento das 44 crianças e adolescentes que participaram do primeiro teste. Durante três meses, elas tiveram uma hora por semana de aulas de xadrez.
Entretanto, os benefícios do xadrez e outros jogos de tabuleiro não ficam restritos às crianças com TDAH. Segundo trabalho da Faculdade de Psicologia da Universidade de La Laguna, também na Espanha, a prática do xadrez melhora, nos estudantes de seis a 16 anos, a capacidade de captação, atenção, organização, rapidez e planejamento.
A Rainha da Paz promove campeonatos de xadrez duas vezes ao ano. As competições têm a participação dos assistidos juntamente com alunos de escolas e integrantes de entidades da sociedade civil em várias localidades.
“Meu papel como fono é proporcionar, por meio do jogo de xadrez, a comunicação no grupo, interação de usuários falantes com não falantes e o uso da comunicação alternativa. Os benefícios para o grupo são inúmeros, desde aprender um jogo tão valioso, regras, respeitar o adversário, o tempo, interação e conhecimento de novas pessoas e lugares. O xadrez também ajuda na autoestima, concentração, previsibilidade, respeito, compromisso e memória”, afirma a coordenadora do setor de fonoaudiologia da Rainha da Paz, Adileni Pelegrini.