O Setor de Fonoaudiologia é responsável por ajudar a interação dos pacientes com o mundo, melhorando a qualidade de vida de assistidos com deficiências múltiplas.
As crianças e jovens são acompanhados pelos fonoaudiólogos durante as refeições com avaliação, orientação dos monitores (inclusive aos familiares) quanto ao posicionamento da criança, consistência da dieta e sobre formas de facilitar o processo de alimentação.
A dificuldade para engolir alimentos, líquidos ou a saliva em qualquer etapa do trajeto da boca ao estômago é chamada de disfagia. A disfagia é um sintoma que afeta ou aumenta o risco de comprometimento do estado nutricional e hídrico, saúde geral e impacta negativamente na qualidade de vida, com risco de broncoaspiração e pneumonias de repetição.
A maioria das crianças e jovens atendidos em nossa instituição apresentam disfagia em graus variados.
Muitas das crianças não desenvolvem funções orais e verbais. Por isso, pranchas de comunicação alternativa são a ponte entre elas e o meio social. Essas pranchas permitem minimizar as dificuldades dos atendidos, como, por exemplo, dizer que a comida está fria ou quente demais, escolher uma atividade, externar um desejo, comunicar acontecimentos. Enfim, os auxilia e ajuda na convivência diária com os monitores e seus familiares.
Atividades da fonoaudiologia:
- Adaptação da consistência dos alimentos devido à disfagia, com o auxílio da nutrição
- Acompanhamento e orientação das refeições
- Estimulação da fala e da linguagem
- Terapias individuais e em grupo
- Elaboração de uso de pranchas de comunicação alternativa
- Terapia com bandagens (Therapy tapping)
- Avaliação e acompanhamento através do exame Deglutisom
Benefícios da fonoaudiologia:
- Melhora das funções orais: deglutição, sucção, mastigação, articulação,
- Respiração e fonação
- Prevenção de pneumonias de repetição
- Auxílio para a estabilidade clínica
- Comunicação
Contato: fonoaudiologia@abcrainhadapaz.org.br