Áreas de Atuação

Terapia ocupacional

A terapia ocupacional é a busca pela liberdade. É o tratamento das condições físicas, mentais e sociais através de atividades específicas para ajudar as pessoas a alcançar seu nível máximo de funcionalidade e independência.

Após uma avaliação que indica o grau de desenvolvimento cognitivo e motor da criança, é desenhado um planejamento terapêutico que possa abranger os aspectos a serem trabalhados.

De maneira geral, procura-se trabalhar:

Os atendimentos são divididos em um grupo de estimulação sensorial e outro de atividades terapêuticas. Os atendimentos individuais são mais diretivos e, portanto, o espaço terapêutico é destinado a atender as necessidades mais imediatas do paciente.

Parque adaptado, tapete sensorial e horta terapêutica

O setor também é o responsável pelos projetos do parque adaptado, do tapete sensorial e da horta terapêutica. Com o apoio da campanha Criança Esperança e da Unesco, desde dezembro 2015 as crianças e jovens da comunidade podem contar com mais um espaço estrategicamente pensado para trazer diversos benefícios terapêuticos, como a garantia do direito de brincar nos brinquedos adaptados para cadeiras de rodas e os estímulos dos aparelhos sensoriais, entre outros.

Oficina Ortopédica

Cabe também ao setor de terapia ocupacional analisar e realizar os pedidos de cadeiras de rodas e goteiras (órteses). E, desde maio 2015, a comunidade Rainha da Paz conta com a Oficina Ortopédica, um projeto apoiado pelo Rotary Club Barueri Alphaville.
Nesta oficina são reformadas e adaptadas as cadeiras de nossos assistidos de acordo com o tamanho, idade e necessidade física. Também são confeccionados aparelhos ortopédicos, bem como demais dispositivos de tecnologia assistida para atuar como coadjuvante ao tratamento já oferecido pela instituição, proporcionando um atendimento terapêutico diferenciado às pessoas com comprometimentos neurológicos graves e que não teriam acesso ou não se beneficiariam desses recursos na região.
É importante destacar que, no mercado nacional de produção de cadeiras de rodas, há grande escassez de empresas e profissionais que façam as devidas adaptações às diferentes necessidades dos usuários.

A oficina visa:

Hoje já conseguimos produzir 40 unidades de cadeiras de rodas adaptadas e 60 unidades de órteses e goteiras, além de fazer aproximadamente 150 manutenções periódicas por ano.

TERAPIA OCUPACIONAL