Para os Assistidos

Fonoaudiologia

Uma importante porta entre as crianças com deficiência e a sociedade é a comunicação. O setor de fonoaudiologia da Rainha da Paz é o responsável por ajudar a interação dos pacientes com o mundo, melhorando a qualidade de vida de assistidos com deficiências múltiplas.

As crianças são acompanhadas pelos profissionais da área de fonoaudiologia e nutrição em refeições, com avaliação, orientação dos cuidadores quanto ao posicionamento da criança, consistência da dieta e como facilitar o processo de alimentação.

Muitas das crianças não desenvolvem funções orais e verbais. Por isso, pranchas de comunicação alternativa são a ponte entre elas e os cuidadores. Essas pranchas permitem minimizar as dificuldades dos atendidos, como, por exemplo, dizer que a comida está fria ou quente demais, que está ou não com frio, que consegue ou não fazer uma atividade, que gosta ou não de fazê-la. Permite, enfim, que os assistidos externem suas vontades, o que os auxilia e ajuda todos os seus cuidadores e familiares na convivência diária.

A dificuldade para engolir alimentos, líquidos ou saliva em qualquer etapa do trajeto da boca ao estômago é chamada de DISFAGIA. A disfagia é um sintoma que afeta ou aumenta o risco de comprometimento do estado nutricional e hídrico, saúde geral e impacto negativo na qualidade de vida.

A maioria das crianças atendidas na nossa instituição apresentam disfagia.

Benefícios da fonoaudiologia

Projeto Jogar Xadrez

O projeto Jogar Xadrez surgiu do interesse de pacientes pela atividade. E isso abriu a porta para o desenvolvimento cognitivo e para o aprendizado. Por meio de comunicação alternativa, as regras foram determinadas em conjunto com os cuidadores.

Nas três edições anuais do campeonato, formam-se os grupos de veteranos e de iniciantes. O projeto conta com 25 frequentadores, entre atendidos, familiares, funcionários e voluntários que, gostando do esporte, colaboram e fortalecem essa grande jogada.

 

FONOAUDIOLOGIA (1)